Talvez muita gente não saiba, mas o Duolingo não se restringe somente ao site ou ao aplicativo. Em 2015, a empresa lançou o Duolingo English Test (DET), uma tentativa de popularizar os testes de proficiência em inglês. Feito no conforto de sua casa, em qualquer hora que você preferir, este teste de proficiência avalia as competências linguísticas de um modo prático, dinâmico e barato. Em maio de 2021, eu fiz o DET. Hoje falar do Duolingo English Test e como é a prova e sua estrutura, os requisitos técnicos, o tempo e os tipos de questões), como estudar para a prova e como funciona o sistema de pontuação. Enfim, tudo o que você precisa saber sobre o Duolingo English Test.
O Duolingo English Test foi visionário, uma vez que se antecipou a algumas demandas educacionais da atualidade. Ora, com a pandemia do COVID-19 outros testes tiveram que se adaptar ao contexto remoto, como é o caso do TOEFL Home Edition. Por ser relativamente recente, entretanto, não são tantas as instituições de ensino que aceitam o Duolingo English Test. Claro, isso quando comparado a outros testes de proficiência mais renomados e tradicionais, como o TOEFL ou o IELTS. Por outro lado, como a busca pelo DET está crescendo, a tendência é que cada vez mais instituições de ensino e programas de bolsas de estudo/trabalho e seleções para a pós-graduação aceitem o Duolingo English Test como comprovação de proficiência em inglês.
Quais os difereciais do Duolingo English Test?
Os três diferenciais do Duolingo English test são a praticidade, a dinâmica e o preço. Primeiramente, é muito fácil realizar sua inscrição, e você pode fazer o teste a qualquer hora que você quiser, na sua casa. Além do mais, o DET, que tem no máximo uma hora de duração, conta com questões dinâmicas e rápidas. E, finalmente, o Duolingo English Test custa apenas 49 dólares, um preço acessível quando comparado ao TOEFL ou ao IELTS.
É muito fácil se inscrever para realizar o Duolingo English Test. Em primeiro lugar, você pode criar uma conta no próprio site do Duolingo ou simplesmente entrar com uma conta vinculada ao Google. Tão logo fizer o login, você é redirecionado para uma página que contém duas abas: uma para fazer um simulado e outra para comprar um voucher para o teste.
Porém, para fazer o teste, você deve fazer o download de um programa do Duolingo e instalá-lo em seu computador. O programa é leve e possui a mesma interface do site. Isso facilita a resolução da prova, pois é o mesmo layout do simulado que você pode fazer no site. O uso desse programa se justifica para controlar se você muda de janela ou sai do modo maximizado. É uma forma de prevenir eventuais tentativas de cola.
Fique atento também aos requisitos do computador. Seu desktop ou laptop precisa ter microfone, câmera (na parte superior e central da tela) e alto-falantes, sejam internos ou externos. Além do mais, você precisa de uma internet estável de pelo menos 2 megas de velocidade para download e 1 mega para upload. Caso você não tenha certeza da velocidade de sua conexão, basta procurar por “internet speed test” em qualquer buscador.
Também há algumas exigências quanto ao ambiente em que você irá fazer o teste. Ele deve ser bem iluminado e silencioso. Ainda, você deve estar sozinho. Se alguém aparecer na câmera durante o teste, ou se você sair do enquadramento da câmera, você será eliminado.
Outras duas condições do Duolingo é que você deve sempre olhar para o monitor e que suas orelhas estejam visíveis durante todo o teste. Olhar para o monitor durante uma hora é quase impossível, pois periodicamente é preciso olhar para o teclado ao digitar. Contudo, acredito que isso é mais uma diretriz para a pessoa não ficar olhando para os lados, o que poderia ser motivo de cola. Pelo mesmo motivo, você deve estar com suas orelhas visíveis durante todo o tempo de prova.
A prova do Duolingo English Test (DET) é uma avaliação de proficiência em inglês que se destaca pela conveniência e acessibilidade. Aqui estão alguns aspectos principais:
O primeiro ponto que me chamou a atenção no Duolingo English Test foi a ausência de seções específicas: reading, listening, speaking e writing, como o TOEFL ou IELTS. Quase todas as questões do DET são integradas. Isto é, exercícios que demandam mais de uma habilidade linguística. Por exemplo, uma questão em que você deveria ouvir uma frase e transcrevê-la. Nesta tarefa, você está articulando tanto a habilidade de listening quanto a de writing. Isso também acontece em algumas seções do TOEFL. No entanto, no TOEFL as questões são divididas em seções e elas têm uma ordem fixa. No Duolingo English Test, as questões são intercaladas e o mesmo tipo de tarefa aparece em diferentes momentos do teste.
A primeira questão da minha prova foi a mais confusa para mim. E também a mais recorrente ao longo do DET. Ela consistia em ouvir uma série de palavras, e eu deveria marcar as palavras que existem na língua inglesa. Há uma variante deste exercício, só que com palavras escritas. Esse tipo de questão foi complicada para mim porque eu fiquei em dúvida se uma determinada palavra existia, de fato, e eu não a conhecia ou se a palavra era inventada. Por outro lado, foi fácil reconhecer as palavras verdadeiras.
Como o Duolingo English Test é muito rápido, não há textos longos nem, consequentemente, perguntas interpretativas relacionadas ao conteúdo do texto. Essa é uma grande diferença do TOEFL, por exemplo: a seção de reading (3 textos de uns 6 parágrafos com 10 questões sobre cada texto, explorando diferentes níveis de interpretação) dura 60 minutos. Este é o tempo total do Duolingo English Test.
As únicas questões da prova do Duolingo English Test que englobavam gêneros textuais para desenvolver a habilidade de reading, eram muito estruturalistas. Nelas, havia um texto curto como base com algumas palavras faltando, o chamado c-test que é conhecido de quem já fez o OnSet, por exemplo. O texto fornecia a(s) primeira(s) letra(s) dessas palavras, bem como a quantidade de letras a ser completada, tal qual um jogo da forca. A partir disso, a diretriz do exercício era completar as palavras a fim de construir um texto lógico. Para realizar esse tipo de exercício nem é preciso ler todo o texto antes, pois muitas palavras podem ser deduzidas (muitas delas eram conjunções, preposições e verbos). Contudo, há palavras mais específicas, geralmente substantivos, que só poderiam ser completadas a partir da leitura do texto. Nestes casos, a probabilidade de elas estarem repetidas no texto é grande.
Quanto aos gêneros textuais deste exercício, com exceção de um curto diálogo entre familiares, todos eram pequenos textos informativos. Desconfio que eram trechos de verbetes da Wikipédia, pois a linguagem era objetiva e contava com dados bem específicos, com explicações bem simples ou dados históricos.
Outra recorrente tarefa no Duolingo English Test eram questões para descrever imagens. O sistema mostrava uma imagem aleatória e, em um minuto, era preciso descrevê-la. A maioria desse tipo de questão deveria ser escrita. Porém, para mim, um dos casos a descrição teve que ser feita oralmente. Dentre as imagens que lembro ter descrito, em uma mostrava um grupo de skatistas parados em uma rua, noutra, um matagal com algumas lenhas no chão e em outra, duas mulheres brincando com um dinossauro de brinquedo.
São poucos os exercícios que dinamizam o writing no DET. O exercício de transcrição de frases é o mais simplório deles. A tarefa consiste na transcrição de uma frase que você pode ouvir, no máximo, três vezes. São frases simples que não trabalhavam a argumentação ou um inglês mais acadêmico.
A habilidade de speaking tampouco é privilegiada no Duolingo English Test. Um dos poucos exercícios para tanto, é a leitura de frases. Em um curto espaço de tempo, você lê uma frase e deve gravá-la oralmente. Apesar de pouco tempo, é suficiente para você consegue ler mentalmente uma vez, ao menos, antes de gravá-la
A questão que melhor desenvolve e avalia a habildiade de speaking no DET é esta. Ela aparece apenas uma vez no teste, e você tem de 30 a 90 segundos para falar sobre um tema específico. Como apoio, há algumas perguntas-guias para você elaborar sua fala. Provavelmente esta é a questão mais difícil do teste, pois você deve pensar muito rápido. Uma questão muito similar à primeira questão da seção de speaking do TOEFL iBT.
Exercícios que desenvolvem a habilidade da escrita de forma mais reflexiva e argumentativa, aliás, são poucos no Duolingo English Test. Além destes de descrever a imagem, eu me deparei com somente dois exercícios para escrever um curto texto argumentativo. Eu tinha quatro minutos para escrever um texto de no mínimo 50 palavras. A questão que eu recordo me pedia para explicar qual era o meu código de conduta para o uso do telefone celular.
Por fim, depois de finalizar a prova, há uma parte do teste que se chama “entrevista” oral e escrita. Esta última etapa consiste basicamente em um exercício de produção oral e outro de produção escrita. Estas duas tarefas não são avaliadas, mas podem ser enviadas, juntamente com os resultados finais, para instituições de ensino conveniadas que você deseja. Ou seja, as duas últimas questões não influenciam no resultado final.
Na parte oral, é necessário falar por alguns minutos sobre um determinado tema. No meu teste, eu tive que explicar quais são os bens de consumo mais valorizados no Brasil e dissertar sobre o tópico. Já na questão escrita, eu tinha duas opções. Escolhi escrever se eu concordava com o ensino obrigatório na escola de uma língua adicional. Afinal, bem a minha área. Este último exercício é tradicional nas provas do TOEFL também.
Minha impressão quando acabei o teste foi que os tipos de questões não eram capazes de fazer um nivelamento preciso de inglês, sobretudo porque havia pouca cobrança referente às habilidades escrita ou interpretação textual. Eu acredito que com pouco tempo e com poucas atividades de escrita, não se consegue avaliar efetivamente esta habilidade linguística.
Quanto ao speaking, o DET apresenta o mesmo problema do TOEFL: não há um interlocutor. Você fala com um monitor. As habilidades interpessoais (perguntas e respostas, manter a atenção, entonação e comunicação não-verbal etc.) de um diálogo são desconsideradas. Isso inclusive foi descrito no feedback sobre a prova, que é a última tarefa antes de finalizar.
Por outro lado, eu achei as questões bem divertidas de fazer, principalmente as que exigiam descrever imagens. Ainda, gostei muito do quão dinâmico e rápido é o teste. Diferentemente de outras vezes que realizei outros testes de proficiência, eu não fiquei cansado ao fim da prova.
Os meus resultados ficaram disponíveis no site do Duolingo English Test em menos de 2 dias. Eu finalizei a prova na noite de um sábado e, na tarde da segunda-feira seguinte, eu já podia acessá-los e baixá-los. No certificado, além da fotinho que você tirou, consta a sua pontuação geral e a pontuação nas seguintes competências: Literacy (ler e escrever), Comprehension (ler e escutar), Conversation (falar e escutar, embora não haja interação humana no teste) e Production (falar e escrever)